A ACIF, ao longo dos seus 107 anos de atividades, participa ativamente do debate político, liderando associados e sociedade civil a partir de sua visão para Florianópolis, Santa Catarina e o Brasil.


Nas Eleições 2022, a ACIF atuará com o objetivo de evidenciar prioridades aos futuros legisladores e gestores públicos, buscando o compromisso dos candidatos com as principais pautas e a conduta que se espera de um eleito.

Para tanto, planejou uma série de atividades que possibilitam o diálogo com candidatos junto à sociedade, promovendo o alinhamento a partir de bandeiras, valores, ideias e projetos para SC e o Brasil.


Além da fase compreendida pela eleição, a ACIF também fará o monitoramento da atuação de parlamentares e governantes ao longo de seus mandatos, gerando avaliações e reports ao associado a respeito dos compromissos firmados.

Veja o convite enviado aos candidatos:

Conheça os candidatos às Eleições apoiados pela ACIF

Estes foram os candidatos que preencheram os requisitos:

  • Termo de Compromisso ACIF 2022 ✔️
  • Teste Political Compass ✔️

CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL

Rafael Ary

(Novo - 30200)

Giovana Menegotto (PP- 11666)

Marcelo Fett

(MDB - 15555)

Tiago Frigo

(PL- 22100)

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL

Bruno Souza

(Novo - 3020)

Angela Amin

(PP - 1133)

Dr Mário Maluf

(PL - 2251)

Alcides Andrade

(Patriota - 5123)

CANDIDATOS A SENADOR:

Celso Maldaner

(MDB - 155)

Jorge Seif

(PL - 222)

Luiz Barboza

(Novo - 300)

Kennedy Nunes

(PTB - 142)

Raimundo Colombo

(PSD - 551)

CANDIDATOS A GOVERNADOR:

Odair Tramontin

Novo - 30

Jorginho Mello

PL - 22

Gean Loureiro

União Brasil - 44

Esperidião Amin

PP - 11

Carlos Moisés

Republicanos - 10

Agenda de encontros com os candidatos

Chegou a hora de ouvir e conhecer os candidatos alinhados aos valores do associativismo e do desenvolvimento da cidade.

Não deixe de acompanhar! Os encontros serão transmitidos pelo ACIFPlay, o canal do YouTube da ACIF.

Confira a agenda

Não conseguiu acompanhar a algum encontro?

Confira aqui os vídeos das transmissões com os candidatos:

Conheça os valores da ACIF:

LIBERDADE


É a essência do desenvolvimento econômico e social, onde o cidadão deve ser livre para exercer todas as suas faculdades de sua prosperidade. A presença do Estado só é necessária para garantir a vida, a liberdade e a propriedade.

MERITOCRACIA


Um modelo no qual se alcança os objetivos por meio do esforço pessoal, onde o mérito está diretamente ligado à sua postura diante aos cenários que enfrenta. Possibilitando que o representante explore suas características individuais desde que transmita confiança ao cidadão. Essa lógica combate o clientelismo e o patrimonialismo e aumenta a possibilidade de se evitar a corrupção.

RESPONSABILIDADE E ÉTICA


Atuar com respeito às leis vigentes. Ser coeso, íntegro e prudente em seus posicionamentos de forma que represente bem o cidadão catarinense. Prover respostas aos compromissos que assume, sejam eles escritos ou não.

DIÁLOGO


Aberto a ouvir colocando-se no lugar do outro a fim de simplificar o compartilhamento de objetivos e projetos para que sejam priorizadas soluções coletivas e democráticas, resguardados os valores da Associação.

Proposta de pautas da ACIF para candidatos nas eleições 2022:

Programa de Desburocratização e Simplificação do Relacionamento com a Iniciativa Privada e Ampliação de Segurança Jurídica

Revisão de decretos, regulamentos e procedimentos, buscando facilitar a vida de quem produz e o relacionamento da iniciativa privada com os órgãos de governo, garantindo segurança jurídica e potencializando o desenvolvimento econômico.

Reforma administrativa, tributária e trabalhista, teto de gastos públicos e teto de arrecadação

O Estado gasta muito e arrecada demais, com um sistema tributário incerto e custoso para o cidadão. Essa bandeira é essencial para os âmbitos federal e estadual, em todos os cargos.

Reformular o Transporte Coletivo

Implantar novo modelo que reduza barreiras à competição e permita maior oferta de empresas concorrendo livremente. Preço ajustado pelo mercado (oferta/demanda) sem regulação. Gerará inovação, melhoria da qualidade no serviço e redução de custos para empresas e cidadãos.

Ampliar o Programa de Desestatização das Estruturas não Essenciais do Estado

Agilizar os processos de licitações e privatizações, reduzindo a interferência política em atividades que não exigem mando do Estado. Prioridades: Celesc, Casan, portos, rodovias.

Fortalecimento do ensino técnico e profissionalizante

Estímulo ao ensino técnico para ampliar as oportunidades de empregabilidade e superar o desnível entre ofertas de trabalho e carência de profissionais preparados. Ativar parcerias com sistemas privados que oferecem vagas na rede de ensino. Reativar a frente parlamentar de Educação, na ALESC. Bolsas para estudantes em situação de carência. Ensino público com gestão administrativa privada.

Tem alguma dúvida sobre o Prosperar SC 2023-2026?

Entre em contato conosco:

* A seleção foi realizada conforme os pré-requisitos descritos no documento “Termo de Compromisso ACIF 2022”.